top of page
Buscar
Foto do escritorDreams Racing Truck

De onde veio a ideia de um campeonato de caminhões?

Atualizado: 24 de out. de 2022


Se você já se perguntou como a ideia de um campeonato de caminhão surgiu, a solução da sua pergunta está aqui! A gente preparou um conteúdo exclusivo para quem acessa nosso blog.


Um campeonato automobilístico não é tão fácil de se organizar hoje em dia. Imagina então lá pelos idos de 1900! A coisa era realmente complicada: os brutos eram rudimentares e pouco desenvolvidos; não tinham a velocidade nem a relativa facilidade com que hoje se pode desfrutar ao dirigir um bom caminhão. A construção do caminhão foi inspirada na do carro. Então demandou bastante suor para pensar como colocar mais carga num automóvel.


Vários crânios surgiram naquela época para inventar as coisas mais importantes que usamos hoje. A lâmpada; a máquina a vapor; a eletricidade; as máquinas fotográficas e tantas outras novidades começaram a fazer inusitadamente parte do que estavam chamando de Revolução Industrial. É nesse contexto de expansão industrial e científica que o caminhão surge.



A questão é que na época havia poucos caminhões, então demorou um pouco até existirem pilotos o suficiente para iniciar. Cerca de 6 anos depois de ter sido criado pela primeira vez um caminhão pela empresa alemã Daimler (na época era chamada de Daimler-Benz), o primeiro campeonato foi organizado e realizado em setembro de 1895 - o Paris-Bourdeaux-Paris. Cerca de 10 carros correram. O vencedor foi Paul Koechlin, que fez a prova em quase 60 horas, sendo o primeiro a ultrapassar a linha de chegada. Eram veículos bem diferentes dos de hoje. Não tinha a cabine fechada, o que dificultava ao motorista dirigir na chuva, no frio ou à noite, por exemplo. Além disso, não haviam faróis de luz nos automóveis ainda, o que tornava tudo muito difícil e praticamente uma impossibilidade em mau tempo.



Em vista das inovações da década de 1900, com o passar do tempo, aperfeiçoaram-se os motores, as ferramentas e tudo o mais. Mas a base de um bom caminhão veio daquele feito pela Daimler. A Daimler AG é uma empresa alemã, que produz também para a Mercedez-Benz. Localizada em Stuttgart, Alemanha, a corporação automotiva é uma das mais bem posicionadas na competitividade do mercado automobilístico de vendas atualmente - embora hoje já tenha outros focos além da produção de caminhões.


A grande sacada dos engenheiros foi o uso da correia, que dobrava a força do motor. E a Daimler continuou inovando, em busca de fazer crescer a capacidade de carga do caminhão. Um motor de 10 cavalos foi colocado em frente ao eixo dianteiro. Um novo radiador, somado a um dispositivo Bosch de tensão inferior ao então comum sistema de tubo quente. Isso basicamente possibilitou que o caminhão deixasse de ser um mero sonho e se tornasse realidade.


O entusiasmo com os veículos a motor foi tanto que muitas empresas surgiram para disputar lugar na frente das outras. Em meio a tanta novidade, a empresa alemã conseguiu provar sua insistência em querer oferecer um produto de qualidade para o mundo inteiro. E de fato foi o que aconteceu, consagrando o engenheiro Gottlieb Daimler a ser o primeiro a desenvolver um caminhão que disputaria a primeira corrida oficial de brutos.



Então, foi a vez dos brasileiros fazerem sua própria versão de campeonato de caminhões. Em 1987, Cascavel, acidentes tornaram o dia um pesadelo. Com muito descaso na proteção individual dos pilotos, um acidente fatal deixou o piloto Jefferson Fonseca apenas na memória dos fãs. Oficialmente, a primeira prova de caminhões depois disso foi a da Fórmula Truck em 1997. O campeonato foi um espetáculo e teve a presença de 13 brutos. Foi um sucesso de público. Não havia nada parecido até então e parece que o brasileiro realmente viciou na coisa.


Cerca de 12 mil pessoas estiveram nas primeiras corridas, e esse público foi aumentando ao longo do tempo. Assim, a Fórmula Truck virou a queridinha da galera. É possível ver isso até hoje. Na última etapa, em Rivera, vimos mais de 10 mil torcedores e amigos nas arquibancadas, demonstrando todo o seu apoio.


A partir de então, grandes pilotos se destacaram nessa categoria do automobilismo. Dentre eles, o Jorge Fleck, que, até hoje, está na lista TOP 7 pilotos que mais ganharam. Jorge deixou uma carreira admirável para nós que amamos o esporte. E hoje quem ajuda a equipe DRT na parte técnica é ele.


A gente sabe, torcedor, que teu sonho é ganhar com a gente! Esse é o nosso também, afinal, somos a Dreams Racing Truck, a equipe que está desde 1999 fazendo seu coração se emocionar e que agora está dando continuidade a esta linda história, agora nas mãos do Rafael Fleck, nosso piloto.



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page